top of page
Buscar
  • Foto do escritorblanco

Desembestou


Já tinha visto muitas imagens, ouvido falar e até fotografado a Besta…da areia. Dessa vez, ou melhor, pela primeira vez, iria fotografá-la de um barco, que é uma narrativa completamente diferente.


Para quem não conhece, a tal da Besta é uma onda na entrada da Baía de Guanabara que só quebra em condições muito especiais. Sabe aquelas ressacas de noticiário? Então, é aí que você consegue ver a Besta quebrando bem ao longe. Foi da praia do aterro do Flamengo, em um dia desses, que consegui fazer algumas fotos e observar a onda. Em outros dias, tentei procurar uma vista no alto de algum dos morros do Rio de Janeiro para o pico. Até encontrei, mas nas fotos mal dava pra ver o surfista na onda de tão longe que eu estava. Ou seja, é uma onda bela, de frente para a cidade do Rio de Janeiro, mas bem difícil de fotografar e até observar.

Nessa última ressaca, já sabendo do despertar da fera, marcamos uma ida de barco até o pico. A ida de barco é super simples: partindo da marina da glória, em poucos minutos você já está na Besta, o problema maior e ficar por lá. Como a onda quebra na entrada de uma baía, ela é cercada de morros, mais especificamente o Pão de Açúcar e o Morro do Morcego em Niterói, e por isso, exatamente nesse ponto a ondulação entra e refrata nos dois lados. O resultado são ondas vindo de todas as direções e algumas quebrando um pouco fora do pico ou até mesmo perdidas no meio da baía. Ficar de barco ali, então, não é nada fácil. Para completar, quando você está no barco, a maioria dessas ondas que vem dos lados tiram a visão completa do pico, então fotografar ali também não é nada fácil.


Mas fomos. Com a ajuda do Gui Braga, que faz esse e outros percursos de barco através da Rio Boat Experience, conseguimos manter uma distância segura e ter um gostinho de ver alguma ondas boas surfadas. Era uma questão de sorte, mas deu para registrar alguns momentos e compartilho aqui com vocês.

Na primeira sessão, de manhã cedinho, a maré estava enchendo, e o pico parecia muito mais amigável, tanto para surfar, quanto para ficar de barco no canal. Mas a Besta é uma onda muito temperamental, e após um intervalo no surf para comer na Marina, a onda voltou com tudo. A maré secando cada vez mais criou um ambiente completamente hostil no pico e, dessa vez, foi muito mais difícil posicionar o barco no canal. A onda estava mutante e quebrava cada vez mais para fora do pico original. Na verdade, nesse momento existiam praticamente dois picos ali na laje. Amedrontador.








115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page