top of page
Blanco
FOTOGRAFIA
  • Black Instagram Icon
Buscar

Dez anos atrás

Foto do escritor: blancoblanco

Atualizado: 12 de fev. de 2019



Em 2009 eu desembarcava em Puerto Escondido pela segunda vez. Foi uma das melhores temporadas que passei lá. Já conhecia um pouco o pico de Zicatela e também algumas outras praias e dessa vez pude explorar mais ao sul. Só chegaria realmente a cidade de Salina Cruz alguns anos depois, mas já registrava algumas jóias daquela costa.


Na época, eu tinha uma 70-200mm que usava muito com um converter 1,4x ( tanto lente quanto converter da Canon ), e também uma 300mm. A maioria dessas fotos é com a 70-200mm. Gosto muito de usá-la para "beach breaks" que quebram próximo da areia. Puerto pode não quebrar tão perto assim em alguns dias mas proporcionalmente, pelo tamanho da onda, você consegue facilmente trabalhar com elementos para compor a foto. Hoje em dia "troquei" a 70-200mm por uma 100-400mm, mas as vezes sinto saudades.


Essas são algumas fotos que divulguei pouco e dei preferência por elas. Algumas também já foram vistas mais, mas já fazem dez anos né!


Diego Silva em um raro dia marola em Puerto Escondido. Esses dias costumam ser muito bons para manobras, pois a onda continua bastante forte. A luz de fim de tarde é a cereja do bolo. (@diegoa_silva)

Acordei alguns dias com essa cena. Mares como esse são muito mais difíceis de surfar do que parece na foto, esse dia tinha uns 8 pés e tubos secos.

Derek Dunfee em Puerto. Esse cara é um big rider brabo e de uns tempos para cá começou a fazer fotos também. Vale a pena conhecer o trabalho dele, focado muito também em ondas grandes. (@derekdunfee)

Quem conhece, sabe que Gabriel Villaran é um monstro em condições tubulares. Aqui em Puerto vi vários momentos bem insanos dele. (@gabriel.villaran)

Felipe Cesarano em Zicatela. Não é fácil fazer foto desse cara, são muitas vacas e momentos malucos. Mas essa aí encaixou. Um dos melhores "clicks" da temporada. (@felipecesarano)

Mais uma do Dieguinho, que sempre investia nas esquerdas de Zicatela. Esse quadro eu peguei quase do início da praia, em um ângulo bem lateral. Nem todo pico proporciona isso, mas como o canto da praia lá tem muito menos onda, é possível alguns momentos como esse. (@diegoa_silva)

Angelo Lozano em um quadro clássico de Puerto Escondido. Essa construção, se não me engano, é um hotel e costuma aparecer sempre ao fundo quando você quer pegar a direita um pouco mais de lado. Dá para abrir esse quadro e pegar ainda parte da cidade ao fundo! (@angelolozano)

James Santos em uma foto bem diferente. Esses guarda-sóis são tradicionais na praia de Zicatela, mas resolvi dar um enquadramento um pouco diferente com eles. Lembro que perdi alguns momentos tentando isso, mas deu certo e o James curtiu muito. (@jameskush)

Esse dia acordei com a famosa dor de barriga mexicana, mas tinham altas ondas. Pensei até em ir para a praia, pois não seria difícil conseguir um banheiro por ali, mas encontrei essa sacada no Zicatela Bungalows, fiquei na sombra e em um nível um pouco acima do mar, o que garantiu uma foto mais limpa. Eric de Souza na boa. (@e_dsouza)


Essa foto foi no mesmo dia da anterior. Normalmente de cima a onda da uma achatada, pode parecer menor. Mas Puerto Escondido é tão buraco e intenso que não dá nem para saber se achatou ou não. Jensen Hassett pegou várias assim nesse dia.

Algumas surpresas pelo caminho.


Na época, quase ninguém surfava esse pico. O acesso era difícil, se chovia então, quase impossível. Não sei como está hoje, mas não vejo muita coisa de lá, e é uma das ondas mais longas dessa parte da costa. Junior Faria. (@jrfariasurfboards)

 
 
 

Comments


bottom of page