top of page
Buscar
  • Foto do escritorblanco

Série "Atemporal"



Essa é uma série de fotos dos estudos que eu fiz explorando o tempo. Não apenas o lado mecânico dele ( através do obturador da câmera fotográfica ) mas também certos conceitos de tempo, que passaram pela minha cabeça pelo uso dos mecanismos virtuais e dinâmicos. Na grande rede atual, o tempo é sempre o presente, o simples ato de postar já evidencia uma presença que, acredito eu, suprima qualquer temporalidade da imagem. Tanto que, existe até um dia oficial para postar fotos antigas, comprimindo o passado até que ele se torne apenas uma frase, ou uma hashtag.


Nessas fotos tentei desconstruir a temporalidade. Focado no movimento do mar e alguns poucos elementos, eliminei referenciais que pudessem indicar um momento. Ele se tornou inexistente, ou irrelevante, já que o passado é só mais uma parte do presente.




O tempo passou e meio borrado ficou em nossa memória. Evidências de algo não tão nítido, mas que tem completo sentido. Sentido passado, em fluxo constante. Move-se como o mar, não para, nem para descansar. Move-se devagar, sabe a cadência que vida dá. Morre sem um lar, o mundo todo é seu lugar.



Série de onze fotos sobre o movimento constante e ritmado do mar. Não apenas ondas, mas também correntes e marés que contribuem para dar vida a água. Essas fotos não tem data, ou simplesmente não importa o quando, e sim o (e)terno fluxo.


Fotos tiradas entre 03/02/18 e 21/08/18 em diversas praias do Rio de Janeiro.


Está passado

Virou borrão

Tão passado

Que não serve de presente


Areia quebrou a onda

A cidade quebrou o mar

A Terra molhada de água salgada


Se a luz fosse tão rápida

Fugia do ser humano


Como um cardume de ondas

Que pula na superfície do mar


Simplesmente foi



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page